Pesquisa
Receba informações do CRP
Avenida São José, 699 - 80.050-350
Fone: 41 - 3013-5766
Fax: 41 - 3013-4119
Cristo Rei - Curitiba - PR
crp08@crppr.org.br

Página Inicial  /  Destaques

Destaques

 

VII CNP

 

 
 
O que é o VII CNP?
 
O Congresso Nacional de Psicologia (CNP) é a instância máxima de deliberação do Sistema Conselhos de Psicologia. No CNP são definidas as diretrizes e ações políticas que devem ser priorizadas para o triênio subseqüente, ou seja, para a próxima gestão dos Conselhos Regionais e do Federal de Psicologia.
O CNP ocorre a cada três anos e é fruto de um amplo processo democrático. Por meio do Congresso, todos os profissionais da Psicologia podem contribuir para o projeto coletivo da profissão. Ou seja, podem contribuir na construção da própria história da Psicologia no país.
 
 
Qual será o tema do VII Congresso Nacional da Psicologia?
 
Psicologia e Compromisso com a Promoção de Direitos: Um Projeto Ético-Político para a Profissão; esse é o tema do VII Congresso Nacional da Psicologia que vai acontecer de 03 a 06 de junho, em Brasília.
Com esse tema a intenção é construir um programa que possa significar a participação da Psicologia na Promoção de Direitos, ampliando a possibilidade de construir respostas efetivas às necessidades sociais, sob a ótica da inclusão social.
 
 
Quais são os eixos do VII CNP?
Três eixos serão trabalhados no VII CNP:
 
I-aperfeiçoamento democrático do Sistema Conselhos.
Esse eixo destaca a necessidade de aperfeiçoar, continuamente, a estrutura e o funcionamento dos Conselhos de Psicologia (Federal e Regionais).
 
II- construção de referências e estratégias de qualificação para o exercício profissional.
 
Esse eixo convida a categoria a refletir, de forma propositiva em balizadores para uma prática transformadora e crítica da Psicologia, capaz de interagir com as necessidades e urgências da sociedade.
 
III- diálogos com a Sociedade e com o Estado.
Esse eixo enfatiza a Psicologia em interface com as questões sociais e políticas.
 
 
 
Quais são as etapas que antecedem o evento nacional?
 
 
Eventos preparatórios, Pré-congressos e o Congresso Regional (COREP), são etapas que antecedem ao Congresso Nacional da Psicologia (CNP). Eles funcionam da seguinte forma:
 
Eventos preparatórios: são realizados em diversas localidades e têm a tarefa de suscitar debates e levantar questões para a formulação de teses. A principal característica dos eventos preparatórios deve ser a ampla mobilização e participação da categoria, que fortalece o caráter democrático da diversidade de contribuições na construção do projeto da profissão.
 
 
Pré-congressos: são instâncias que apreciam e aprovam as teses do Regional. Ocorre apenas um por área geográfica. Nesta instância são eleitos os delegados que participarão do Congresso Regional, que, no caso do CRP-08 serão um total de 130. Portanto, para participar do COREP é necessário que o psicólogo seja eleito delegado na fase que antecede o evento regional, portanto, no pré-congresso.
 
      No Paraná os Pré-congressos irão acontecer em:
     -Ponta Grossa (29.01)
    -Campo Mourão (10.02),
    -Santo Antonio da Platina (24.02)
    -União da Vitória (26.02)
    -Foz do Iguaçu (27.02)
    -Curitiba (03.03, 06.03 e 10.03)
    -Paranavaí (04.03)
    -Sudoeste (06.03)
    -Cascavel (10.03)
    -Umuarama (11.03)
    -Maringá (13.03)
    -Matinhos (13.03)
    -Londrina (13.03)
 
Congresso Regional (COREP): é realizado em cada Conselho Regional, sendo composto por delegados eleitos nos pré-congressos. Nos COREPs são apreciadas as teses nacionais, e, portanto, aquelas aprovadas nos pré-congressos de todos os Conselhos Regionais, e não apenas as do Paraná. É nesse evento que se elegem os delegados para participar do Congresso Nacional.
O Congresso Regional da Psicologia, no CRP-08, vai acontecer de 23 a 25 de abril, de 2010, em Curitiba, reunindo os delegados eleitos nos Pré-congressos. No evento serão eleitos 13 delegados para defenderem, no CNP, as teses nacionais aprovadas no COREP. 
 
Ainda, no COREP ocorrem as inscrições de chapas para concorrer na eleição da gestão do Conselho Regional de Psicologia, para o próximo triênio.
 
    
O que acontece no Congresso Nacional da Psicologia?
É a etapa final do processo de discussão e decisão sobre as orientações para a atuação dos Conselhos de Psicologia. Participam os delegados nacionais, eleitos nos Coreps. A execução das teses aprovadas no CNP será acompanhada pelo Sistema Conselhos (CFP e Conselhos Regionais de Psicologia) nos próximos três anos.
 
É no CNP que ocorrem as inscrições de chapas para concorrer na eleição da gestão do Conselho Federal de Psicologia.
 
 
 
O que são as teses do VII CNP?
As teses são propostas de temas para discussão no Sistema Conselhos, afim de nortear o trabalho nos Conselhos Regionais e no CFP no próximo triênio (2010/2013). Elas são apresentadas, inicialmente, nos Pré-congressos e, se aprovadas, são sistematizadas e voltam a ser discutidas, nos Congressos Regionais da Psicologia (COREPs) promovidos pelos 17 Conselhos Regionais de Psicologia existentes no país. Depois dessa etapa a discussão da tese, já apreciada pelos COREPs, vai acontecer em nível nacional, no VII CNP.
 
 
 
Que tipo de temas podem ser apresentados nas teses?
 
Diversos temas podem originar uma tese para o VII CNP, desde que tenham relação com um dos três eixos propostos para o evento:
 
Eixo I: aperfeiçoamento democrático do Sistema Conselhos.
 
Cabem nesse eixo todas as teses que se referem à reformulação ou contribuição de formas democráticas de estrutura e funcionamento do Sistema Conselhos de Psicologia.
 
 
Eixo II: construção de referências e estratégias de qualificação para o exercício profissional.
 
Nesse eixo cabem as teses com propostas para construção de referências e estratégias de qualificação para o exercício profissional, abrangendo as várias áreas de atuação do psicólogo.
 
Eixo III: diálogos com a Sociedade e com o Estado.
 
Cabem nesse eixo as teses com propostas que levem em consideração a necessidade de projeto coletivo para a profissão, que articule diversos protagonistas no fortalecimento da democracia. Se referem às relações da Psicologia com a sociedade e com o Estado, nas perspectivas da promoção e inserção da Psicologia nas Políticas Públicas em outros espaços, da aproximação com Movimentos Sociais comprometidos com avanços.
 
São exemplos de temas que já originaram teses nos Congressos Nacionais de Psicologia: Direitos Humanos, Controle Social, Inclusão Social, Política de Formação, Psicologia e Justiça, Ética e Fiscalização, Trânsito, Psicologia Hospitalar, Avaliação Psicológica, entre outros.
 
 
 
Como construir uma tese para o CNP?
 
As teses devem ser propostas em consonância com o tema do VII CNP, classificadas por eixo.
Elas devem possuir a seguinte estrutura:
 
- Eixo: Identificação da classificação em um dos três eixos do VII CNP
 
- Tema da tese: Definição do tema a ser abordado na tese
 
- Descrição da situação problema: Análise da realidade da Psicologia e apontamento das urgências e necessidades; aponta a problemática a ser enfrentada ou a situação a ser modificada.
 
- Diretriz(es) para ação do sistema conselhos: Indicação das diretrizes que estão sendo propostas; é a tese propriamente dita, que explicita a situação desejada, que deve ser buscada pelos Conselhos. A diretriz diz o que deve ser realizado para enfrentar a situação problema.
 
-Encaminhamentos: Apontamento dos encaminhamentos que devem ser dados pelos Conselhos Regionais e Federal; são sugestões de ações que buscam garantir a situação desejada. Ou seja, como garantir que as diretrizes sejam realizadas.
 
 
 
 
Qual é a importância da participação nos Pré-congressos?
“Esse é o momento do psicólogo escrever uma tese que, aprovada no pré-congresso da sua região – sede, subsede ou representação setorial, será discutida nos Congressos Regionais de todos os CRPs, e portanto, haverá uma deliberação, sobre aquela tese, em nível nacional”, afirma o coordenador da Comissão Organizadora do Congresso Regional da Psicologia (COREP) no CRP-08, Celso Durat Júnior (CRP-08/04537). O psicólogo também esclareceu que só poderão participar do COREP, os delegados eleitos nos Pré-congressos.
Também integram a comissão organizadora do COREP no CRP-08 os psicólogos: Anaides Pimentel da Silva Orth (CRP-08/01175) de Curitiba, Denise Matoso (CRP-08/02416) de Londrina, Maria Sezineide Cavalcante de Mélo (CRP-08/03183) de Campo Mourão e Rosemary Parras Menegatti (CRP-08/03524) de Maringá.
 
 
Como participar do VII CNP?
 
O psicólogo deve procurar o Conselho Regional de Psicologia da sua região para participar dos eventos preparatórios, pré-congressos e congressos regionais. A partir daí, os pré-congressos elegem seus delegados aos Congressos Regionais que, por sua vez, elegem os delegados ao Congresso Nacional.
Todo psicólogo inscrito e adimplente pode ser delegado.
 
Psicólogo, contribua na construção das propostas técnico-políticas da Psicologia para o próximo triênio. Participe das etapas preparatórias ao VII CNP.
 
 Para acessar o regulamento do VII COREP clique aqui:editor/file/REGULAMENTO%20DO%20VII%20COREP.pdf
 
 
 

 

 
Outros Destaques
 
Concurso Público do CRP-08
Quartas-feiras no CRP - On-line
Processo eleitoral no CRP-08
Biblioteca Virtual de Saúde em Psicologia
Publicações sobre Psicologia!
 
 

2009 © Conselho Regional de Psicologia do Paraná CRP-08 Todos os direitos reservados. All rights reserved.